quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Reunião de Diretoria da UPES

Na tarde fria do dia 11 de agosto, na sede das Entidades Estudantis- na vila mariana, em São Paulo, os estudantes vindo de varias partes do estado participaram da reunião de diretoria da União Paulista dos Estudantes Secundaristas – UPES .
Com grande entusiasmo os estudantes chegaram na reunião em clima de festa, pois no dia 11 de agosto se comemora o dia do Estudante.
A reunião que teve como debate as atualizações da conjuntura Estadual e Nacional, acerca do debate educacional, que esta sendo debatida por vários setores da educação, um dos temas centrais foi o Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE, e por fim as discussões sobre o CEG da UPES e o CONEG da UBES.
Por volta das 10 horas da manhã o presidente da UPES Thiago Andrade deu inicio aos trabalhos da reunião anunciando a pauta e chamando para compor a mesa da reunião o Vice – Presidente da UPES, Valter e o Secretario Geral da UPES, Maxwell.
A reunião que foi chamada para conduzir o inicio dos trabalhos do 14º Congresso dos Estudantes Paulistas, teve a participação de cerca de 50 secundaristas do estado. Após a explanação do presidente da UPES, foram abertas as inscrições para as falas dos participantes e diretores da entidade, varias falas ressaltaram a importância do debate nas escolas acerca da democracia e liberdade dos Grêmios Livres Estudantis, e surgiram à bandeira da Gestão Democrática, outro tema levantado foi a questão da meia passagem nos ônibus, mesmo assim os estudantes ali presente concordam que o Passe – Livre Estudantil ainda tem muito a pelo nas escolas e é um bandeira importante para garantir o acesso a escola e aos meios de esporte, cultura e lazer.
Já nos encaminhamentos gerais o presidente da UPES, falou aos participantes sobre a importância de um movimento estudantil “unido e combativo para a Jornada de lutas”, entre o dia 20 e 24, e orientou aos estudantes que em todo o estado se faça amplas mobilizações da UPES e UBES juntamente com “os demais movimentos sociais como o MST, UNE, CUT e APEOESP”, ele garantiu “que nossa unidade será comemorada com as muitas vitórias que estes movimentos sociais clamam na defesa da educação”. Por fim foi aprovado o CEG da UPES que será realizado junto com o CONEG da UBES, nas datas do dia 06, 07, 08 e 09 de Setembro na Capital Paulista, o Credenciamento que será realizado no dia 03 na sede da UPES em horário ainda a ser definido pela executiva da UPES, e será divulgado no site da UPES e a data para limite para postagem de documentos para efeito de credenciamento para o CEG será no dia 28 de Agosto.
Logo após a reunião em comemoração ao dia dos Estudantes, foi realizada na sede das entidades uma festa em comemoração ao nosso dia, com bandas e cerveja a festa foi embalada a vídeos e musica e com pitadinhas de palavras de ordem dos estudantes, estiveram presentes na festa alem do Presidente da UPES, os Presidentes da UNE, UEE e UBES, e os convidados de todos os movimentos sociais, escolas e universidades.