terça-feira, 31 de julho de 2007

Coneg da UBES será em São Paulo

São Paulo será a sede do 10º Coneg da UBES

Em reunião realizada nesta quinta-feira na capital paulista, a diretoria executiva da entidade definiu também o tema deste ano: "Educação de qualidade por um país soberano"
As entidades estudantis secundaristas estarão reunidas, entre os próximos dias 6 e 9 de setembro. Em reunião realizada nesta quinta-feira, na sede da UBES em São Paulo, a diretoria executiva da entidade decidiu que a capital paulista sediará a décima edição do Conselho Nacional de Entidades Gerais, o Coneg. O encontro terá como tema "Educação de qualidade por um país mais soberano".


O Coneg deve reunir mais de 100 entidades estaduais e municipais e vai decidir qual será a posição da UBES sobre Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e aprovar um documento com as opiniões, críticas e sugestões ao projeto que ficou conhecido como o "PAC da Educação".
Outro tema que estará na pauta dos estudantes secundaristas é a reestatização da Companhia Vale do Rio Doce, como explica a diretora de comunicação da UBES Raisa Marques. "Faremos um ato em conjunto com os movimentos sociais para votar contra o projeto de privatização da Vale no dia 7 de setembro. Os estudantes também terão direito a voto".


Inscrições

Os interessados em participar têm até o dia 9 de agosto para cadastrar sua entidade pelo e-mail 10coneg@gmail.com, como lembra Raisa. "É só enviar uma mensagem com o nome da entidade, estado e cidade. Dia 10 será divulgada a lista das entidades participantes aqui no EstudanteNet".
Para garantir a inscrição da entidade será preciso encaminhar a sede da UBES (Rua Vergueiro, 2485, na Vila Mariana) até dia 28 de agosto, as cópias dos seguintes documentos: estatuto, ata de fundação, ata de eleição e posse da atual diretoria e ata que indique o estudante-delegado eleito. A entidade que participou da 9ª edição do encontro só precisa enviar os dois últimos documentos.


Jornada de Lutas

A reunião também discutiu a já tradicional Jornada de Lutas do mês de agosto, que acontece entre os dias 22 e 29. Neste período, as entidades estudantis, junto aos movimentos sociais, vão promover uma série de protestos em todo o país em defesa da educação pública e de qualidade, por mais investimentos em todas as esferas da educação brasileira, e pela democratização do acesso, com políticas afirmativas como as cotas e a assistência estudantil, alem, é claro, da reafirmação da Campanha em torno do Passe Estudantil.

Da redação.
Fonte: www.ubes.org.br